História Social dos Sertões
O evento
O I Seminário Nacional de História Social dos Sertões / II Colóquio de História Social dos Sertões tem como objetivo desenvolver as reflexões sobre os sertões brasileiros, o chamado "Brasil profundo", a partir do enfoque da História Social e suas questões conceituais e metodológicas. O debate tem como ponto de partida o recorte do interior brasileiro, o denominado "sertão", com sua diversidade de definições, mas principalmente como espaço de disputa, de conflitos e embates que contribuem para a própria construção da nação brasileira e das lutas sociais.
O evento é promovido pelo Laboratório de História Social - LABORE, Rede Proprietas - INCT, Geopark Araripe, Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA (URCA).
Contamos com o apoio e a participação de diversos grupos de pesquisa e entidades:
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES.
- Universidade Regional do Cariri.
- Prefeitura Municipal do Crato.
- Hotel Encosta da Serra.
- Centro de Documentação do Cariri - CEDOCC (URCA).
- Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Ensino de História - NUAPEH (URCA).
- Instituto Cultural do Cariri - ICC.
- Departamento de História da Universidade Regional do Cariri.
- Mestrado Interdisciplinar de História e Letras - MIHL (UECE - FECLESC).
- Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA (URCA).
- Grupo de Estudo e Pesquisa de História, Cultura e Ensino afro-brasileiro, americano e africano – GEPAFRO (URCA).
- Laboratório de Experimentação em História Social - LEHS (UFRJ, UFRN, UNB).
- Grupo de Pesquisa Marx, Classes Sociais, Estado, Ideologia e Revolução - GMARX (URCA).
- Grupo de Pesquisa em Estudos Clássicos – GPEC (URCA).
- Laboratório de Pesquisa em História Econômica e Social - LAPHES (UFC).
- GT Seca, Cultura e Movimentos Sociais (UFC).
- Sindicato dos Docentes da URCA (SINDURCA)
- Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC.
- Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino - IMAGO (URCA).
E os movimentos sociais.
Finalidades
Reunir professores, pesquisadores, professores da rede básica, estudantes da pós-graduação e estudantes da graduação cujas pesquisas vêm contribuindo com o avanço da História Social dos Sertões em sua pluralidade temática. Assim, possibilitará o conhecimento sobre pesquisas recentemente concluídas ou em desenvolvimento, bem como o estreitamento de diálogos entre pesquisadores vinculados às diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. A criação de um espaço de comunicação e visibilidade acerca das mais recentes contribuições historiográficas produzidas no campo da História Social, o evento possibilitará um maior conhecimento sobre os procedimentos de pesquisa dos historiadores que deverão durante a programação discutir aspectos teórico-metodológicos, abordagens de fontes, conhecimentos sobre historiografia e a produção de artigos por parte dos estudantes da pós-graduação, bem como a iniciação científica por parte dos estudantes da graduação.
Evento anterior: o I Colóquio - 2016, Quixadá - CE
I Colóquio de História Social dos Sertões ocorreu nas dependências da FECLESC, Campus da UECE em Quixadá, nos dias 13 e 14 de outubro de 2016. Foi promovido pelo Mestrado Interdisciplinar de História e Letras - MIHL, em parceria com o Grupo de Estudos História dos Sertões: Trabalho, Cultura e Sociedade (vinculado ao Curso de História da FECLESC), o evento reuniu historiadores de qualificada trajetória nas diversas linhas de pesquisa que congregam o campo da História Social no Ceará. Professores universitários e estudantes de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado foram a Quixadá apresentar suas pesquisas que vêm contribuindo com o avanço da História Social dos Sertões em sua pluralidade temática.
A programação primou pela qualidade dos debates e o estreitamento de diálogo entre pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do estado (UNILAB, URCA, UVA, UFC e UECE). Para tanto, foram montadas quatro sessões de apresentações, com três pesquisadores cada, nos turnos da manhã e da noite. Animados pelas produtivas discussões estabelecidas neste evento, foi decidido ampliar o debate para o âmbito nacional e na proposição de Simpósios Temáticos (o que nos levou a propor em conjunto um I Seminário Nacional de História Social dos Sertões), que permitissem a participação mais efetiva dos alunos da graduação e pós-graduação, que se interessam por discutir o sertão brasileiro tanto no século XIX, como no século XX.