História Social dos Sertões
PALESTRANTES
Ronaldo Vainfas
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- Nível 1A
Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestre pela mesma Universidade em História do Brasil (1983), Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de História da UFF a partir de 1978 e Professor Titular de História moderna, por concurso público, desde 1994. Aposentado em 2015. Pesquisador do CNPq desde 1990, sendo atualmente I-A. Membro da Companhia das Índias - Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna, com projetos aprovados no PRONEX (2003, 2006, 2008, 2013). Cientista do Nosso Estado da FAPERJ em 2004, 2006, 2009 e 2014.
Lattes:
Márcia Motta
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C
Desde 1992 é professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. A partir de 2015 tornou-se professora titular da Instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais.
Lattes:
Marcus Carvalho
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A
Professor Titular de História da Universidade Federal de Pernambuco. Ph.D em Historia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1989)., Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), Master of Arts em Historia - University of Illinois (1985) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1980), com Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3129308742912649
Frederico de Castro Neves
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
Frederico de Castro Neves é contra o golpe político, midiático, judiciário e empresarial e a favor da democracia e do retorno ao Estado de Direito. É defensor do Estado Laico, a favor da liberdade, contra a censura e contra o projeto de Escola sem Partido. É contra o racismo, a homofobia e todas as formas de discriminação. É a favor da Reforma Agrária, da defesa e demarcação dos territórios indígenas, quilombolas e demais populações tradicionais.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8367224927568902
Eurípedes Funes
Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-doutorado pela UNICAMP (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, história e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais.
Lattes:
Tyrone Cândido
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em História Social pela mesma universidade. Desde 2007 é professor da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, em Quixadá, onde faz parte do colegiado do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da UFC.
Lattes:
Marina Machado
Professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado (2007) e doutorado (2010) em História Social pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora de curso da FCE/UERJ. Pesquisadora em História Rural e História das Propriedades (séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, legislação agrária, propriedade e Fronteiras.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5955676567988660
Ana Isabel Reis
Professora de História na Universidade Regional do Cariri - URCA e Bolsista Produtividade Funcap.É coordenadora do projeto Ceará de Papel: Cartografias, Computares e Pesquisa Histórica, financiado pelo Edital Universal do CNPq. É Doutora em História, com área de concentração em História Social, pela Universidade Federal do Ceará, tendo defendido a Tese O Espaço a serviço do Tempo: a Estrada de Ferro de Baturité e a invenção do Ceará.
Lattes:
Maria Telvira da Conceição
Licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (1996) Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2001). Doutora em História Social pelo Programa de História Social da PUC-SP e Sanduiche na Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. Atualmente é professora efetiva da Universidade Regional do Cariri/URCA no Departamento de História na área de prática de ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de História.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7585307261442781
Darlan Reis
Professor Associado da Universidade Regional do Cariri, Departamento de História. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mundos do trabalho, história agrária, lutas sociais, escravidão, pobreza, direitos de propriedade, trabalhadores e suas resistências. Líder do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0817519690653905
Ana Sara Irffi
Professora de História Econômica na Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral. Possui Mestrado e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mundos do trabalho, mundo rural, escravidão, história do Brasil, pesquisa, história e teoria.
Lattes:
Manoel Carlos
É professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (UECE). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Monárquico, atuando principalmente nos seguintes temas: história e literatura, intelectuais, história do ceará, cultura popular e nacionalidade.
Lattes:
Raimundo Souza
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1987), especialização em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1995), especialização em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Ceará(2015). Atualmente é Professor \assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Lattes:
Glauco Fernandes
Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri - URCA, e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Tem experiência na área de Geografia e Cinema, com ênfase em Geografia Urbana, tendo interesse nos seguintes temas: paisagem e corporeidade, representação da cidade no cinema, paisagem e territorialidades em representações culturais.
Lattes:
Samuel Maupeou
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado (2004) e doutorado (2012) também em História pela Université de Toulouse-Le Mirail (França). Atualmente, é professor adjunto de História da Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza), nas áreas de História Moderna, Contemporânea e da América.
Lattes:
Antônio Oliveira
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (1995); especialização em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal da Paraíba(1997); Mestre em História social pela Universidade Federal do Ceará (2003); Doutor em História Social- Universidade Federal do Ceará(2017). Tem uma longa atuação na área de História, com ênfase em história regional; história do Brasil colonial, da América Pré-colombiana e colonial, bem como indígena e africana.
Lattes:
Edilza Fontes
Edilza Joana Oliveira Fontes, possui Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1982), Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002). No âmbito acadêmico, atualmente é Professora Associada IV da Faculdade de História - UFPA e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia. É presidente da Associação Nacional dos Professores de História - ANPUH/PA (2017-2018). Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) no estado do Pará.
Lattes: